Montagem de dentes Artificiais – Superiores
Montagem de dentes
Para iniciar a montagem de dentes, após a realização do plano de orientação com as devidas referências demarcadas pelo cirurgião dentista (linhas Mediana, de Canino e de Sorriso), é preciso colocar os referidos modelos no articulador.
No Incisivo Central Superior: a face mesial fica em contato com a linha mediana; a face vestibular fica no mesmo plano da face vestibular rolete de cera; a borda incisal fica em contato com o rolete articular; e o longo eixo, no sentido V.P., é ligeiramente inclinado para palatino e no sentido M.D. é paralelo a linha mediana.
No Incisivo Lateral: a face mesial fica em contato com a distal do ICS; a face vestibular é ligeiramente deslocada para palatina em relação ao ICS; a borda incisal não toca o rolete inferior; e o longo eixo, no sentido V.P., é também inclinado para palatino, e no sentido M.D. é inclinado para distal.
Para o Canino: a face mesial fica em contato com ILS; a face vestibular fica ligeiramente saliente, evidenciando a bossa cervical; a cúspide fica em contato com o rolete inferior; o longo eixo, no sentido V.P., é perpendicular ao rolete inferior e no sentido M.D. é ligeiramente inclinado para distal.
Quanto aos 1.º e 2.º Pré-molares: todas as cúspides ficam em contato com o rolete inferior; as faces vestibulares acompanham o plano vestibular do rolete de cera; e os longos eixos são perpendiculares ao rolete de cera tanto no sentido V.P. como no M.D..
Nos 1.º e 2.º Molares: todas as cúspides (1.º e 2.º molares) ficam em contato com o rolete articular; as faces vestibulares acompanham o plano vestibular do rolete de cera; e os longos eixos são perpendiculares ao rolete de cera, tanto no sentido V.P. como no sentido M.D..
Após a montagem de um hemiarco, reforça-se a ceroplastia, para melhor fixação dos dentes em posição.
Logo após segue-se a montagem do outro hemiarco, seguindo a mesma orientação descrita anteriormente